Série: Dossiês de evolução territorial

Em 1938, foi criado o Instituto Geográfico e Geológico (IGG) de São Paulo, órgão projetado para ser responsável pelas atividades cartográficas oficias no Estado.

O IGG foi legalmente encarregado da produção dos Mapas Municipais, conforme exigido pela legislação federal recém criada pelo governo Vargas.

Coube também ao IGG realizar os levantamentos topográficos sistemáticos, em continuação aos trabalhos da antiga Comissão Geográfica e Geológica (1886-1931), bem como toda pesquisa aplicada na área de Geologia.

A atuação do Instituto nas áreas de Cartografia e no apoio técnico ao ordenamento administrativo do território paulista, gerou um acervo relativo aos municípios, composto por pareceres, certidões, laudos, plantas, croquis, folhas topográficas entre outros, que data do início do século XX até 2011.

Esta documentação, acondicionada em 265 caixas organizadas por nome de município, vem sendo digitalizada e sendo disponibilizada ao público gradualmente, após revisão e filtragem de dados considerados pessoais e sigilosos.

Confira aqui alguns dos dossiês já disponíveis:

Dossiês de evolução territorial

São 645 dossiês no total e vamos publicá-los aos poucos aqui.


Dúvidas?